Às vésperas da possível votação para aprovação da reforma tributária, uma comitiva da Fecomércio-RS, liderada pelo presidente Luiz Carlos Bohn, esteve reunida virtualmente com o Deputado Federal, Daniel Trzeciak. Na pauta a preocupação com uma aprovação prematura de um projeto que requer mais análise. “Entendemos ser necessária a simplificação do nosso sistema tributário, somos a favor, mas não podemos arcar com mais impostos. É necessário que tenhamos um mecanismo que impeça o aumento da carga tributária global e setorial”, argumentou o presidente.
Para o deputado, temos ambiente político para que a proposta seja aprovada, porém isso não pode ser feito a qualquer custo. “Temos um cenário favorável, mas não podemos ser simplistas. É essencial termos uma reforma que simplifique, que seja robusta, mas não podemos ter aumento da carga tributária”, defende Trzeciak. "Votar agora seria precoce. É necessário fazer ajustes. É uma luta pelo o que é justo e por uma sociedade melhor”.
Bohn ainda destacou que o posicionamento da entidade é que se tenha mais tempo para discutir o texto. “Sentimos que há espaço para incluir um artigo que dê o mínimo de segurança para a sociedade brasileira de que o governo não use a reforma para aumentar os impostos. Isso vai totalmente contra o desenvolvimento e produtividade”.
Para finalizar, a comitiva citou um documento, elaborado pela Federação, com sugestões de alteração da atual proposta. Entre os apontamentos, destaca-se a necessidade da garantia de não aumento de carga tributária global e setorial, a garantia de aproveitamento de créditos sem necessidade da empresa atuar como “fiscal”, o impedimento à criação de novas obrigações acessórias e o respeito ao princípio da noventena na definição das alíquotas.
Participaram da reunião, os vice-presidentes da Federação Cladir Bono, Edson Cunha, Emerson Paixão, Marcelo Chiodo e Neila Santos.
FONTE: FECOMERCIORS
Destaques
Centro Universitário Senac-RS oferece mais de 100 bolsas integrais para cursos superiores
04/Nov
ver mais >Empresas gaúchas atingidas por enchentes iniciam pagamento de FGTS suspenso até 19 de novembro
04/Nov
ver mais >Reforma tributária: Comissão de Assuntos Econômicos do Senado debate sobre Simples Nacional
04/Oct
ver mais >Centro Universitário Senac-RS oferece mais de 100 bolsas integrais para cursos superiores
04/Nov
ver mais >Empresas gaúchas atingidas por enchentes iniciam pagamento de FGTS suspenso até 19 de novembro
04/Nov
ver mais >Reforma tributária: Comissão de Assuntos Econômicos do Senado debate sobre Simples Nacional
04/Oct
ver mais >