Em outubro de 2024, o Índice de Confiança dos Serviços (ICS), da FGV, registrou variação marginal de 1,5% na série com ajuste sazonal. Com isso, o índice registrou 95,2 pontos, o maior nível desde março de 2024. Na série sem ajuste sazonal, o ICS alcançou 95,3 pontos, registrando aumento de 1,3% em relação a outubro de 2023.
Dentre as componentes do ICS, o Índice de Situação Atual (ISA-S) registrou alta de 0,8% na margem. No mês anterior havia registrado queda de 1,3%. Com isso, o ISA-S registrou 96,2 pontos na série com ajuste sazonal. Nesse mesmo horizonte de comparação, o Índice de Expectativas (IE-S) registrou elevação de 2,3% e atingiu 94,3 pontos. Na comparação interanual, o ISA-S teve variação de -1,5% e registrou 96,6 pontos, enquanto que o IE-S teve alta de 4,3% e atingiu os 94,3 pontos.
Diferentemente do que está acontecendo com a confiança no comércio, que apresentou queda em outubro, entre os empresários dos serviços esse é o primeiro momento do ano em que é registrada alta tanto na avaliação da situação atual quanto nas expectativas futuras. O mercado de trabalho resiliente, expandindo a massa real de salários, o aumento do volume de crédito, especialmente para as pessoas físicas, e a melhora gradativa da confiança do consumidor desenha um bom momento para serviços prestados às famílias. E justamente a confiança do segmento dos serviços prestados às famílias foi a que exerceu a maior influência no resultado do setor de serviços.
FONTE: FECOMÉRCIORS
Destaques
Reforma tributária: Comissão de Assuntos Econômicos do Senado debate sobre Simples Nacional
04/Oct
ver mais >Justiça do Trabalho poderá homologar acordos extrajudiciais sem ajuizamento de ação
04/Oct
ver mais >FGTS: quando trabalhadores voltarão a receber o fundo de garantia suspenso na enchente
10/Sep
ver mais >